HemoRio faz apelo a doadores de sangue

Mestre Paulão Kikongo
De Mestre Paulão Kikongo dezembro 31, 2008 09:50

HemoRio faz apelo a doadores de sangue

Estoque está baixo neste mês. Festas de fim de anos afastaram voluntários, diz diretora.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

O número de doadores de sangue costuma diminuir por causa das festas de fim de ano. No HemoRio, o movimento caiu em mais da metade durante o Natal. Normalmente são 300 doadores por dia, mas desde o Natal, este número caiu para cerca de 150 diariamente. As informações são da diretora do órgão, Clarice Lobo.

”Os grupos O positivo e O negativo já estão com estoques muito baixos. Nós também estamos preocupados com a quantidade de plaquetas disponível para a população “, disse Clarice. 
Ela afirma que as pessoas se desmobilizam e esquecem a doação neste período. É importante que a população tenha em mente que, para que haja sangue seguro disponível em todos os hospitais do estado, é necessário que previamente os voluntários tenham comparecido para doar.

Condições para doar

Para doar sangue é necessário levar um documento de identidade com foto, ter mais de 18 anos e menos de 65, pesar mais de 50 kg, não ser usuário de drogas nem estar grávida ou amamentando.
Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso estar de jejum. Mas é bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
O HemoRio funciona diariamente das 7h às 18h, e só não vai funcionar no dia 1º de janeiro. O endereço é Rua Frei Caneca, no Centro. Mas há outros 26 pontos de coleta espalhados pelo Rio. Outras informações pelo Disque-Sangue: 0800-282-0708.

Fonte: G1


Este artigo pertence ao Portal Capoeira do Rio.
Todos os direitos reservados.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.
Mestre Paulão Kikongo
De Mestre Paulão Kikongo dezembro 31, 2008 09:50
Escreva um comentário

Sem comentários

Ainda sem comentários!

Deixe-me contar uma história triste! Ainda não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*