Mestre Pastinha, uma vida pela Capoeira

Mestre Paulão Kikongo
De Mestre Paulão Kikongo abril 10, 2009 17:25

Mestre Pastinha, uma vida pela Capoeira

O blog Músicas de Capoeira, em homenagem ao Mestre Pastinha, que este ano completaria 120 anos de idade, caso ainda estivesse entre nós, publica nesta edição um breve histórico daquele que foi chamado de Guardião da Capoeira Angola pela Velha Guarda de Mestres da Bahia nos anos 30 e algumas músicas do mestre para que vocês, nossos leitores, possam ouvir.

mestre_pastinhaMestre Pastinha nasceu no dia 05 de abril de 1889 e faleceu no dia 13 de novembro de 1981. Este ano ele estaria completando 120 anos. Iniciou-se na Capoeira aos dez anos de idade. Ele contava que brigava sempre com um sujeito mais forte que ele e sempre perdia. Um negro africano, ao observar o que sempre acontecia com ele, convido-o para aprender alguns movimentos de Capoeira, em vez de perder tempo empinando papagaios. Este negro chamava-se Benedito.
A Capoeira Angola exerceu na personalidade de Mestre Pastinha um irresistível fascínio que o transformou num verdadeiro predestinado para o ensino desta arte. Em 23 de fevereiro de 1941 fundou a Academia Centro Esportivo de Capoeira Angola. Sua profissão era a de pintor, mas em virtude da cegueira em uma das suas vistas, ele foi obrigado a abandonar a profissão em 1923.
Mestre Pastinha passou oito anos na Marinha de Guerra, onde foi músico e ensinou, ainda, Capoeira para os seus colegas de farda. Deu baixa e continuou na Capoeira nos dias santos, feriados e domingos. Mestre Pastinha também foi jogador de futebol, chegando a treinar na equipe do Ypiranga, seu time de coração. Foi engraxate, vendeu jornais, praticou esgrima, ajudou a construir o Porto de Salvador, foi alfaiate, fez garimpo e também tomou conta de casa de jogos, ocupando o cargo de “leão de chácara”, onde seu dever era manter a ordem no recinto. Mas o que Mestre Pastinha gostava mesmo era de viver para a sua arte, a Capoeira Angola.
Mestre Pastinha foi um dos maiores Mestres da Bahia, sendo hoje o principal referencial quando se fala de Capoeira Angola no Brasil e no mundo. Um de seus grandes amigos foi o escritor Jorge Amado, que no livro “Bahia de Todos os Santos” falou de Mestre Pastinha e de sua Capoeira.
Mestre Pastinha é também conhecido como o “Guardião da Capoeira Angola”, pois no final dos anos 30 recebeu da Velha Guarda da Capoeira da Bahia a missão de defender a Capoeira Angola tradicional das mudanças introduzidas para aumentar sua eficiência “enquanto luta”. Graças a Pastinha e os seus discípulos, a Capoeira Angola – essa extraordinária arte afro-brasileira de luta e dança mandingueira, que figura entre o que de melhor e de mais fino se criou no nosso país – está viva e é a “novidade” na Capoeira atual: a renovação da Capoeira através do reencontro com suas origens e raízes mais profundas.
Para Mestre Pastinha “o capoeirista deve ter em mente que a Capoeira não visa, exclusivamente, preparar o indivíduo para o ataque ou a defesa contra uma agressão, mas desenvolver, ainda, por meio de exercícios físicos e mentais um verdadeiro estado de equilíbrio psicofísico, fazendo do capoeirista um aut6entico desportista, um homem que sabe dominar-se antes de dominar o adversário. O capoeirista deve ser calmo, tranqüilo e calculista.”
Apesar de ser uma das grandes celebridades da vida popular da Bahia, chegando a ir até o continente africano – convidado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, como integrante da delegação brasileira, junto ao Premier Festival Internacional dês Arts Nègres, de Dakar, em abril de 1966 – pastinha, no final de sua vida, foi praticamente esquecido. Chegou a ser despejado de onde morava e, em fins de 1979, após um derrame cerebral e internação de um ano em Hospital Público, vai para o abrigo Dom Pedro II. Morre aos 92 anos, em 13 de novembro de 1981.

Para ouvir as músicas do Mestre Pastinha clique aqui. Ou no linque ao lado.

Mestre Paulão Kikongo
De Mestre Paulão Kikongo abril 10, 2009 17:25
Escreva um comentário

37 Comentários

  1. Marcos maio 21, 12:12

    Parabéns por manter docomento de grande emportacia como
    a história da capoeira e mestre Pastinha.
    em algus documento falam que meste Pastinha comesou capoeira ao 5 anos de idade.

    Responder a este comentário
  2. wellenn maio 27, 11:11

    Parabêns por relatar todos os acontecimentos do mestre Pastinha!! È muito bom ter relatado tudo isso !!!Pois inte eu que não sabia já estou imformado!!!!estou praticando a capoeira mais sou iniciante!!!mais uma vez parabêns!!!

    Responder a este comentário
  3. Mestre Paulão Autor maio 28, 15:34

    Obrigado pelo comentário. Tentamos levar ao conhecimento de nossos (as) leitores (as) a história de nossa Capoeira. Nos ajude mandando sugestões de pesquisas. Quem sabe o conteúdo fica ainda melhor?
    Mestre Paulão

    Responder a este comentário
  4. gislene santos maio 30, 21:07

    obrigado mestre pelo conhecimento passado atraves desse site, são exemplos que devem ser copiados por toda vida. Começo a minha jornada que eu possa aprender e um dia ensinar o que eu aprendir, pois a vida é isso mesmo(aprendendo e vivendo)!!
    salve a capoeira minha vida, educaçao e respeito ao meu proximo…
    sucesso e felicidades pra ti mestre ate breve…

    Responder a este comentário
  5. Mestre Paulão Autor maio 30, 21:59

    Obrigado, linda. Td de bom.

    Responder a este comentário
  6. rafael junho 22, 12:07

    Acho muito importante manter viva a história da capoeira a importância que grades mestres tiveram para que a capoeira fosse desenvolvida no brasil.
    Fico muito satisfeito em ser capoerista por saber atravéz dos meus estudos ha importância que grandes capoeristas tiveram para que a capoeira se desevolvesse no brasil. Também quero passar meus conhecimentos para meus alunos,de toda a história e sei que seguido de mim eles vão estar passando a estória e o conhecimento a diante,também quero fazer a minha parte na história da capoeira e ser lembrado…
    Um salve a todos mestres que contribuiram no desevolvimento da capoeira e em especial ao mestre pastinha!!!

    Responder a este comentário
  7. Mestre Paulão Autor junho 22, 15:05

    Uma de nossas obrigações, acredito eu, é o dever de manter viva a memória dos grandes Mestres de Capoeira que nos deixaram um grande legado e um destes Mestres, sem sombra de dúvida, foi Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha).

    Responder a este comentário
  8. luciano junho 24, 17:34

    parabenizar a voçes por esta sempre devugando a grande estoria de um homem que sofreu muito pro causa desta luta tao linda que a capoeira. e que depois de tudo bem lindo que ele deixou muitas pessoas nao valoriza ..
    esta arte

    Responder a este comentário
  9. talita Rodrigues de Miranda setembro 6, 22:42

    Obrigado por colocar no site sobre a vida de mestre pastinha…nos que somos discipulos da capoeira, é muito interresante para nos sabermos da vida de um grande mestre!!!! A capoeira esta sendo a melhor coisa em minha vida, cada dia que passa eu aprendo mais sobre ela…e estou crescendo mais e mais, o caminha da capoeira só te leva as coisas boas e te ensina a amadurecer mais…obrigado mestre paulão por estar interagindo sobre mestre pastinha….e valorizando a nossa capoeira….muito axé a vc e a todos que passarem por este site…..

    Responder a este comentário
  10. Lilian kelly novembro 5, 12:34

    Eu Lilian agradeço o meu professor q eu amo
    muito u adoru capoeira e eu tambem fasso
    capoeira e numca vou para…

    Responder a este comentário
  11. LEANDRO novembro 30, 11:29

    OIO QUERO AJUDA COM MINHA CAPOEIRA ME AJUDEM NÃO TENHO AJUDA DE GORVERNO LEO

    Responder a este comentário
  12. LEANDRO novembro 30, 11:31

    OI ESTOU PEDINDO PARA REGISTRAR A CAPOEIRA DO CLUBE DE MÃES

    Responder a este comentário
  13. LEANDRO novembro 30, 11:32

    MEU GRUPO É DE CAJASEIRAS 11

    Responder a este comentário
  14. Miguel dezembro 2, 19:07

    a capoeira nao é somente uma arte, é uma actitude de respeito com todas as pessoas, além disso é mostrar que tudo se pode resolver jogando e nao andando a matar e a roubar. Penso que tambem que por vezes demonstar o que sentimos com movimentos é extraordinário tb. Viva a Capoeira que eu pratico, além de nos tornar alegres sempre, viver com alegria viver com a capoeira

    Responder a este comentário
  15. 157mano e santurnino dezembro 3, 15:52

    manos da ae o maior mestre de capoera angola
    do munto ele e mestre morais*-*

    Responder a este comentário
  16. aparecida dezembro 7, 16:18

    eu aparecida participo do grupo de capoeira angola palmares eu tambem fasso capoeira obrigado mestre paulo por estar interagino sobre mestre pastinha…e valorizando a nossa capoeira angola palmares muito axé a todos que participam a capoeira angola palmares e tambem a quem passarem por esse site… amo muito meugrupo ♥♥♥

    Responder a este comentário
  17. valdeci bento da silva dezembro 20, 05:34

    ai mestre paulao meu nome valdeci eu tamben sou capoeira ha muito tempo so que estou para ha dez anos por motivode saude. eu repeitei os meus mestre é amei a capoeira porque eu temtenho ela nas veias.

    Responder a este comentário
  18. Samantha março 14, 19:43

    Olá Mestre Paulão Estou Aqui Em Nome De Todos Os Capoeirista Para Agradecer Você Por Compartilhar com nosco um pouco da história desse grande homem que foi o mestre pastinha,Pelo Teu Sofrimento e Luta… Por Deixa Esse Vinculo Da Vida Correndo Entre O Mundo Enteiro E Acredito Que A Capoeira Vai Se Torna Parte Do Nosso Cotidiano…!Um Grande Abraço A todos & Bastante Axé E Agradeço Meu Mestre Cido Por Me Mostra O Conhecimento Da Capoeira Que Já Faz Parte Da Minha Vida..! ♥

    Responder a este comentário
  19. GABRIELLA março 15, 09:32

    JÁ LI TUDO SOBRE CAPOEIRA
    CAPOEIRA É MUITO LEGAL…

    Responder a este comentário
  20. emily março 26, 12:47

    mestre pastinha foi melhor da capoeira angola

    Responder a este comentário
  21. cacubuabolicao abril 21, 11:41

    Que buen articulo…….. lo felicito por la informacion!!!!
    cuando tengas tiempo te invito a que veas mi blog:
    http://capoeiramedellin.wordpress.com/

    Responder a este comentário
  22. Joana maio 5, 14:23

    para mim mestre pastinha foi um guerreiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Sou capoeira….âue!

    Responder a este comentário
  23. ANDERSON LUIZ BRAGA janeiro 16, 13:53

    SOU O MARIBA “O MARIMBONDO” PERDÃO A TODO PRATICANTE DE CAPUEIRA MAIS POREM EU AMO O MESTRE PASTINHA E SO PEÇO HUMILDEMENTE RESPEITO POR SUA MEMORIA A FELICIDADE INVADE O MEU SER AO VER TRABALHOS COMO ESTE AGRADESSO A DEUS DESSE HOMEN TER EXISTIDO.

    Responder a este comentário
  24. braulio fevereiro 24, 13:38

    treno capoeira no projeto honga mestre e vose

    Responder a este comentário
  25. braulio fevereiro 24, 13:48

    chamo se braulio treino no projeto honga meu mestre é morsegao mestre pastinha foste um guerrero lutas e o que podias fazer mestre pastinha

    Responder a este comentário
  26. braulio fevereiro 24, 13:49

    meu mestre pastinha

    Responder a este comentário
  27. Afonso março 25, 21:32

    ” Afonso ”

    Mais uma vez se aproxima o grandioso 05 de abril, data esta que se comemora 121 anos do Mestre “PASTINHA” que já não mais habita entre nós na face terrestre, grande mestre que vai ficar mascado em nossas memórias. Hêi mestre D, Nei.

    Responder a este comentário
  28. Monitor piau [ joelder] agosto 12, 08:42

    Parabéns por manter a historia di mestre pastinha viva até hoje e q sirva pra todos os capoeiristas q devemos prezerva as historias da nossa capoeira angola e tanben da regional e di outros estilos meus parabens pra vc

    Responder a este comentário
  29. eduarda setembro 10, 11:45

    eu faço capoeira e me dedico muito a esse esporte espetacular que me tornou outra pessoa quem não conhece a capoeira venha conhecer muita cultura

    Responder a este comentário
  30. larisa outubro 6, 15:46

    viva metre pastinha

    Responder a este comentário
  31. Ênio Rafael outubro 9, 05:49

    Gostei muito da Historia… Parabéns…
    Eu tenho 16 anos, e fasso capoeira desde os 6 anos..
    E quero continuar…
    Capoeira angola é minha vida..

    Responder a este comentário
  32. masmasdaq fevereiro 27, 09:55

    hoje tenho prova de capoeira tomara que eu me saia bem li este, texto e gostei muito dele capoeira e minha vida…
    capoeira e eu nao tenho esplicaçao para diser o que e capoeira

    Responder a este comentário
  33. deborah samya maio 16, 19:38

    amei a historia do mestre partinha ele esta de parabens eu tenho 09 anos eu sou 01 corda faço capoeira desdos meu 06 anos de idade eu faço capoeira angola e capoeira regional meu nome e deborah

    Responder a este comentário
  34. ilsobueno@gmail.com maio 19, 08:59

    o senhor foi um grande exemplo parabens aprendi capoeira na situacao mais dificil da minha vida preso na fundacao casa a 8 meses eu fiquei treinando e até hoje sinto falta…

    Responder a este comentário
  35. Moises junho 19, 20:08

    Oi eu tambem pratico a arte capoeira regional e angola li ese pedaso da historia do grande mestre Pastinha e gostei muito meu nome é Moises tenho 17 anos sou corda e ele é um grande insentivo da maioria dos capoeiristas hojee é isso ai parabens!!!

    Responder a este comentário
  36. robenilson julho 18, 08:42

    um idolo para todos tambem sou cpoeira

    Responder a este comentário
  37. Daniel Dias setembro 15, 12:23

    sou capoerista e tenho orgulho!!! grande mestre pastinha criou a capoeira angola esse cara pra mi e um rei!!

    Responder a este comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*