Capoeira foi um dos destaques do Programa "Mãos Dadas" da Secretaria de Educação

Alunos e alunas da rede municipal de ensino da cidade de São Gonçalo, RJ, tiveram a oportunidade de conhecer algumas das modalidades oferecidas pelo programa “Mãos Dadas” (capoeira, hip hop, samba, percussão, artes, pinturas, dj, mestre sala e porta bandeira). A intenção é que, junto com as equipes escolares, eles possam escolher as atividades que farão parte da matriz prévia de Educação Integral.

Roda de Capoeira com os alunos e alunas da rede municipal de ensino de São Gonçalo/RJ.
Roda de Capoeira com os alunos e alunas da rede municipal de ensino de São Gonçalo/RJ.

A Diretoria da Liga Gonçalense de Capoeira participou ativamente da programação oferecida hoje, 03/02, nas dependências do Clube Tamoio. Celi Santana, professora e diretora pedagógica da Liga fez toda a mobilização junto aos capoeiristas que foram aprovados no processo seletivo e, como imaginávamos, a adesão foi de quase 100%. na próxima quinta-feira, 05/02, as atividades no clube continuam, no horário das 9 às 12 horas.

Segundo a Coordenadora de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação, Shirley Victorino, “infelizmente não será possível trabalhar com todas as modalidades neste momento e por isso estamos fazendo uma seleção daquelas que permitem uma interação mais fluida com a previsão de um produto para a apresentação in loco”.

O programa “Mãos Dadas”- que tem o objetivo de potencializar o espaço educativo oferecendo atividades no contra turno que atraiam os estudantes – atraiu 670 interessados no processo de inscrição. Destes, 378 foram habilitados para a segunda fase, onde deveriam comprovar as habilidades alegadas para preenchimento do cargo pretendido.

Todas as 28 modalidades disponíveis tiveram interessados, sendo que cinco tiveram maior procura – como contação de histórias, capoeira, dança, jogos pedagógicos, teatro e direitos humanos e cidadania. Aquelas para as quais apareceram menos candidatos foram robótica, badminton, ginástica rítmica e tchoukball – esporte coletivo desenvolvido na década de 70 por um biólogo suíço com o objetivo de ser uma ferramenta para trazer paz às equipes.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura São Gonçalo

Fotos: Douglas Macedo e Maurício de Souza Ferreira


Escreva um comentário e participe!

comentários