Festival em Maricá apontará novos caminhos para utopia

Programação receberá Lula, Dilma Rousseff, Aleida Guevara, Danny Glover e programação artística a 60km da capital fluminense

Em um contexto nacional de ebulição e busca por novas soluções, Maricá (RJ) sedia, de 22 a 26 de junho, o Festival da Utopia, um grande encontro de dimensão internacional entre movimentos sociais, artistas e pensadores de vários países para debater a construção da resistência democrática no século XXI. A busca por novas ideias e ações práticas em resposta à conjuntura em que vive o Brasil e a América Latina é o mote deste evento que agrega debates com ícones mundiais da esquerda, feira da reforma agrária, encontro internacional de teatro, lideranças internacionais da juventude, grupos de teatro da América Latina, acampamento, feira literária, programação musical, atividades para as crianças e percursos culturais e ecológicos pela cidade.

Durante 5 dias, a programação se dividirá em vários espaços da cidade e envolverá os cidadãos maricaenses, além de convidados e interessados do Rio de Janeiro e região. Mais de 20 caravanas de todo Brasil estão confirmadas e um grande acampamento com programação própria e colaborativa, estrutura para hospedagem e alimentação, receberá os interessados.

Foto: Festival da Utopia
Foto: Festival da Utopia

Para a abertura estão confirmados o ex-presidente Lula e Aleida Guevara, filha do lendário Che. Dentre os convidados, destacam-se também Vandana Shiva, indiana ativista ambiental, Tariq Ali, escritor ativista paquistanês, Danny Glover, ator e ativista norte americano, entre outras personalidades. Os debates abordarão temas como economia, relações humanas, cultura, política e meio ambiente.

O palco localizado na Praia da Barra receberá artistas como Racionais, Emicida, Beth Carvalho, Detonautas Roque Clube e Chico César. Artistas regionais e locais também terão destaque para apresentar seu trabalho. Apresentações de teatro acontecerão na Praça Central de quarta à sexta. A Feira da Reforma Agrária e da Economia Solidária irá oferecer alimentos orgânicos e uma Feira Literária com títulos de mais de 30 editoras.

No sábado, 24 de junho, a presidenta Dilma Rousseff participará de um ato na cidade. Espera-se que milhares de pessoas realizem uma caminhada que culminará no encontro com a presidenta eleita.

A organização do festival é feita por movimentos sociais e redes culturais como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Fora do Eixo, dentre outros. A realização é da Prefeitura Municipal de Maricá e todas as atividades serão gratuitas e abertas à sociedade.

POR QUE UTOPIA?

A humanidade busca encontrar saídas para a crise civilizatória que abala o planeta. É urgente reinventar hábitos, modos de vida, comportamento, narrativas e estéticas. O Festival da Utopia busca construir novos ideais e debater caminhos para alcançá-los. Com tantas ferramentas e meios para disputar os rumos da própria vida, esta geração pode ser protagonista de uma verdadeira mutação antropológica. A partir de conceitos embasados na cidadania e democracia, a discussão é sobre a renovação da governança e de um ferramental tecnológico que pode ampliar os direitos e a participação.

PROGRAMAÇÃO

A programação do festival se dá a partir da união de diversas atividades e encontros. Confira a grade por dias e horários no site: http://www.festivaldautopia.com/programacao/

TENDA DOS PENSADORES

Espaço para debates sobre meio ambiente, economia, política, relações sociais e humanas, juventude e cultura com participação de personalidades nacionais e internacionais das diversas áreas intelectuais, acadêmicas, políticas e artísticas.

ACAMPAMENTO

Zona autônoma temporária instalada na beira da praia. Um lugar especial, em que a prática tem mais valor que a teoria, em que as redes de afeto substituem as de supermercado; o transporte é coletivo e o conhecimento, livre. Onde ser é mais importante que ter. A programação é construída colaborativamente a partir de uma chamada pública. Durante os 4 dias, o acampamento receberá debates, oficinas, rodas de conversa, shows e atividades culturais.

ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEATRO AUGUSTO BOAL

Grupos nacionais e internacionais de teatro político realizarão apresentações teatrais, debates, oficinas e workshops abertos à cidade.

ENCONTRO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE EM LUTA – MULHERES DE KOBANE

Jovens de vários países se reunirão na Escola Joana Benedicta Rangel em Maricá para debater propostas de ação e resistência a partir da esquerda.

FESTIVAL LATINO-AMERICANO DA CANÇÃO VICTOR JARA

O festival internacional da canção vem trazer presente o grande movimento musical que influenciou a produção musical da esquerda latino-americana nos anos 60 e 70. Esse movimento cultural conhecido como trovas, em que as mais conhecidas foram as trovas Chilena, Cubana, Nicaraguense e Venezuelana. Viajaremos nesse universo nesses dias no Festival da Utopia.

SHOWS

Contemplando a diversidade de gostos e estilos, a programação musical mescla samba, rock, rap e funk. Grandes artistas dividem palco com grupos locais e regionais e mostram a qualidade da produção local.

TENDA DA DIVERSIDADE

Espaço dedicado às apresentações artísticas, performances e debates sobre a pauta LGBT e a diversidade religiosa.

FEIRA LITERÁRIA

As editoras Expressão Popular e Perseu Abramo irão receber e expor títulos da esquerda de mais de 30 editoras. As crianças da cidade terão direito a um vale livro para incentivar a leitura desde a infância.

FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA PROFESSOR PAULO KAGEYAMA

Espaço para comercialização de produtos da agricultura camponesa, com venda direta do agricultor ao consumidor, e debates sobre comércio ético, justo e solidário, moedas sociais, trocas solidárias, desenvolvimento sustentável e microcrédito.

VERBETE

O Festival da Utopia é realizado pela Prefeitura de Maricá com o objetivo de debater temas da atualidade a partir da cultura, política e cidadania. Acontece de 22 a 26 de junho em Maricá (RJ) com debates, oficinas, encontros, percursos e apresentações culturais com nomes como Vandana Shiva (CUB), Danny Glover (EUA) e shows de Beth Carvalho, Chico César, entre outros.

Fotos: Festival da Utopia


Escreva um comentário e participe!

comentários