Guapimirim sedia Fórum de Políticas Públicas para a Capoeira

Mestre Paulão Kikongo
De Mestre Paulão Kikongo setembro 8, 2017 16:46

Guapimirim sedia Fórum de Políticas Públicas para a Capoeira

Numa parceria inédita, a Secretaria Municipal de Cultura e o Movimento Integração dos Grupos de Capoeira da cidade de Guapimirim realizam no próximo dia 17/09, a partir das dez horas, o 1º Fórum de Políticas Públicas para a Capoeira. O Fórum conta, ainda, com o apoio cultural da Rede Nacional de Ação pela Capoeira, da Rádio Capoeira – A rádio que ginga com você e da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro, que doou algumas publicações que serão distribuídas para os e as participantes.

Este evento tem como uma de suas premissas estabelecer o Programa da Salvaguarda da Capoeira de Guapimirim, por meio da instituição do Centro Municipal de Referência da Capoeira, com vistas à promoção de uma política pública participativa e que vá de encontro à manutenção dos sistemas culturais e dos elementos estruturantes e relevantes para as manifestações relacionadas às várias possibilidades da prática do ensino-aprendizagem da capoeira, ofertando a este patrimônio cultural do Brasil e da humanidade condições objetivas para a sua preservação, criando na cidade instrumentos que incentivem à prática da capoeira como recurso lúdico, pedagógico e ainda como um importante instrumento cultural a ser inserida nas redes públicas e particulares em todos os níveis de ensino, apoiando e fomentando a difusão da produção oral, intelectual, acadêmica e audiovisual sobre a capoeira na cidade de Guapimirim, no Rio de Janeiro, no Brasil e no Mundo.

O Secretário Municipal de Cultura, Professor Doutor Luis Claudio de Oliveira diz se sentir feliz com a oportunidade de poder construir juntos aos e as capoeiristas da cidade políticas públicas que irão consolidar o trabalho há tempos realizado pelos diversos seguimentos da capoeira em Guapimirim. Ele espera que esta parceria seja duradoura e esperar contar com a capoeira na construção das demais políticas de cultura da cidade.

Para tanto foram convidados Mestres e Professores com vivências na Capoeira e na Academia para debaterem sobre os seguintes temas: Capoeira e Educação; Capoeira e Salvaguarda e Capoeira e Acessibilidade Cultural.

Conheça nossos Palestrantes:

Amauri Mendes Pereira – Doutor em Ciências Sociais – PPCIS/UERJ. Mestre em Educação – PPGEdu/UERJ. Especialista em História da África CEAA/UCAM. Temas de interesse: Estudos de África e Diáspora, questão racial e teoria social, o Movimento Negro Brasileiro e a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Foi pesquisador do CEAA e do CEAB/UCAM. Foi presidente do IPCN-Instituto de Pesquisas das Culturas Negras-RJ. Foi diretor da ABPN-Assoc. Bras. de Pesquisadores Negros. Atualmente é Professor do DTPE/PPGEDUC/IE/UFRRJ.

Luiz Rufino – Doutor em educação pelo PROPED/UERJ (2017), mestre em educação (2013) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e capoeirista. Atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimentos, educações e linguagens outras. Crítica Decolonial, antirracismo, processos de formação em diferentes contextos educativos, processos identitários, outras pedagogias e educações nas culturas populares.

David Nascimento Bassous (Bujão) – Mestre em Ciência da Arte pelo PPGCA/UFF, Mestre de Capoeira. Especialista em Acessibilidade Cultural pelo CCS/UFRJ; Coordenador do Ponto de Cultura Gingas – Casa da Cultura Afrobrasileira; Palestrante TEC; Criador do Método Din.Down.Down de Cultura Acessível.

Programação:

09h – Café da Manhã

10h – Abertura do Fórum

10h30min – Início das Palestras

– Capoeira e Educação (20 Minutos)

  Abertura dos debates (15 minutos)

– Capoeira e Salvaguarda (20 minutos)

  Abertura dos debates (15 minutos)

– Capoeira e Acessibilidade Cultural (20 minutos)

  Abertura dos debates (15 minutos)

12h30min – Roda de Capoeira

13h – Almoço

14h30min – Encerramento

A entrada é franca e aos participantes haverá entrega de certificados.

Fotos: Reinaldo Ozolins – TVerde

Matéria atualizada no dia 06/08/2018, às 23h30min

Mestre Paulão Kikongo
De Mestre Paulão Kikongo setembro 8, 2017 16:46
Escreva um comentário

3 Comentários

  1. Driele de Araújo Maria setembro 12, 09:18

    Sou capoerista da associação lagoa Azul capoeira e quero a cada dia mais aprender e evoluir nessa nossa arte que encanta o mundo.

    Responder a este comentário
  2. Rodrigo de Souza Braz setembro 12, 09:23

    Eu amo a capoeira, sem capoeira nao Posso viver…..

    Responder a este comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*