Conselho da Capoeira se reúne com Secretaria de Turismo da Bahia

Mestre Paulão Kikongo
De Mestre Paulão Kikongo setembro 6, 2018 11:12

Conselho da Capoeira se reúne com Secretaria de Turismo da Bahia

Destaques da História

  • O Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia se reuniu no dia 05/09, uma quarta-feira, com a Secretaria de Turismo do Estado, em sua sede, no Ed. Desenbahia, para apresentar a coordenação do conselho, o plano de salvaguarda e dialogar sobre projetos a serem realizados pela Setur.

Artigos Relacionados

Por Paulo Magalhães (contramestre Sem Terra) via Guest Post

Fotos: Tatiana Azeviche – SETUR/BA

O Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia se reuniu no dia 05/09, uma quarta-feira, com a Secretaria de Turismo do Estado, em sua sede, no Ed. Desenbahia, para apresentar a coordenação do conselho, o plano de salvaguarda e dialogar sobre projetos a serem realizados pela Setur. Estiveram presentes o presidente do conselho, Mestre Duda, os diretores de comunicação, Mestre Ministro e Contramestre Sem Terra, e a diretora de articulação institucional, Tâmara Azevedo, funcionária da Setur. Pela secretaria, participaram da reunião o Secretário José Alves, o superintendente Jorge Ávila e o diretor de planejamento e acompanhamento de obras José Fernando Oliveira, além de outros membros da equipe.

Foi feita uma apresentação sintética da salvaguarda da capoeira no Brasil e do processo de construção do conselho gestor na Bahia, com seus grupos de trabalho territoriais. A equipe da Setur recebeu uma versão compilada do plano de salvaguarda, uma seleção das ações ligadas ao turismo. Espera-se que a secretaria venha a definir que ações, dentre estas indicadas, poderão ser realizadas na próxima gestão. O secretário demonstrou entusiasmo com a organização da capoeira e convidou o conselho para participar da Exposição Internacional de Turismo da ABAV, Associação Brasileira de Agências de Viagens, a acontecer no final de setembro em São Paulo, a fim de divulgar a capoeira da Bahia como uma estratégia de promoção turística. De acordo com pesquisas da própria secretaria, existe um público específico que costuma passar mais tempo na Bahia que os turistas comuns. São os capoeiristas do mundo todo que vêm beber na fonte, na Meca da capoeira, conhecer e treinar com os antigos mestres, visitar a sede dos seus grupos, e consomem na cidade, gerando renda. Este fluxo, gerado pela auto-organização da capoeira, merece ser apoiado e potencializado.

A Secretaria de Turismo também apresentou um projeto piloto, ainda sem nome, de construção de espaços públicos voltados à realização de rodas de capoeira, em locais de visibilidade turística de Salvador. A ideia surgiu a partir da necessidade de realocação do berimbau instalado no Dique do Tororó, com um relógio de contagem regressiva, que marcou mil dias até a Copa do Mundo. Serão construídas nove mini-praças, compostas de uma roda ladeada por uma arquibancada semi-circular, com um berimbau gigante ao fundo e um letreiro turístico: Capoeira da Bahia. Cada berimbau, em sua cabaça, homenageará dois mestres já falecidos. Até o momento, foram indicados os mestres Pastinha, Bimba, Waldemar, Cobrinha Verde, Noronha, Canjiquinha, Caiçara, Aberrê, Eziquiel, João Pequeno e Bobó. O primeiro equipamento será instalado no Dique do Tororó, seguido da Ponta de Humaitá, Ribeira, Campo Grande, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina e Abaeté (não necessariamente nesta ordem). Os conselheiros fizeram ponderações com relação aos locais e aos mestres homenageados. Manifestaram preocupação com relação ao piso e indicaram a construção de um banco para a bateria de instrumentos. A secretaria salientou que, para além da construção, teria que se discutir posteriormente a gestão e manutenção destes espaços, e que a experiência deste plano piloto seria necessária para a posterior interiorização do projeto, expandindo-o por toda a Bahia.

A reunião foi extremamente positiva e sinalizou uma clara intenção da Setur de apoiar ações do plano de salvaguarda da capoeira. Foi a primeira secretaria de estado a receber a coordenação geral, recém-eleita. Serão marcadas reuniões com cada secretaria que compõe o conselho gestor para seja apresentada sua nova gestão e o plano de salvaguarda. Em breve teremos mais notícias!

Mestre Paulão Kikongo
De Mestre Paulão Kikongo setembro 6, 2018 11:12
Escreva um comentário

Sem comentários

Ainda sem comentários!

Deixe-me contar uma história triste! Ainda não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*