Sobre Nós

Sobre o Berimblog:

Berimblog foi criado com o intuito de ser um instrumento de compartilhamento sobre as histórias da capoeira e das culturas africanas e afrobrasileiras. Criado em dezembro de 2008, é, ainda, um veículo onde posso escrever sobre as minhas andanças no mundo da capoeira. Espero que você goste do nosso blog e que traga sugestões de artigos e/ou notícias. Boa leitura.

Sobre Mestre Paulão Kikongo:

Sou Mestre de Capoeira com mais de 35 anos de prática; Jornalista e graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes – UCAM – Centro.

Autor e criador do Berimblog, blog considerado pelo Prêmio Top Blog como um dos 100 melhores blogs de cultura do Brasil e criador e jornalista responsável pela Rádio Capoeira – A Rádio que ginga com você.

Sou Conselheiro Nacional de Política Cultural, membro efetivo do Setorial do Patrimônio Cultural Imaterial e do Pleno do CNPC e Conselheiro Estadual de Política Cultural do estado do Rio de Janeiro.

No Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC, atuamos desde 2012 na construção do Plano Setorial Nacional do Patrimônio Cultural Imaterial.

Fui o mais votado no dia 27 de outubro de 2015 como Conselheiro Estadual de Política Cultural do Estado do Rio de Janeiro representando a Região Leste Fluminense.

Desde 2013 participo do Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira na Diretoria do Patrimônio Cultural Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Pesquisador convidado na construção do Dicionário Enciclopédico Virtual de Capoeira (LEECCC – Laboratório de Etnografia e Estudos e Comunicação, Cultura e Cognição – UFF). Trata-se de um portal bilíngue de grande referência, fonte de pesquisa e meio de divulgação desta expressão cultural e artística afro-brasileira para todos estudiosos, capoeiristas em formação, mestres e interessados neste campo de estudo.

Sou presidente da Liga Gonçalense de Capoeira, Presidente da Associação Cultural Rio Brasil Arte Capoeira e membro da Rede Nacional de Ação pela Capoeira, movimento composto por mais de quatro mil Mestres de Capoeira do Brasil e do Exterior que articula a implementação de Políticas Públicas para a Capoeira nas diversas esferas governamentais.

Em 2014 a convite da UNESCO estivemos em Paris/França, participando da reunião que reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Por nossa iniciativa a Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2009.

Sou membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do estado do Rio de Janeiro; Membro da Comissão Organizadora da IV Conferência Nacional de Cultura e Membro da Comissão de Avaliação Simplificada dos Pontos e Pontões de Cultura junto à Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.