Berimblog e Rádio Capoeira lançam Revista Íbamò

Mestre Paulão Kikongo
De Mestre Paulão Kikongo novembro 26, 2018 10:59

Berimblog e Rádio Capoeira lançam Revista Íbamò

A Organização das Nações Unidas declarou, de 2015 a 2024 como a Década Internacional dos Afrodescendentes, reconhecendo que estes representam um grupo distinto cujos direitos humanos precisam ser promovidos e protegidos. Cerca de 200 milhões de pessoas autoidentificadas como afrodescendentes vivem nas Américas. Muitos outros milhões vivem em outras partes do mundo, fora do continente africano.

Neste sentido, como uma das ações da Década Internacional dos Afrodescentes declarada pela ONU, estamos lançando a Revista Íbamò (palavra africana que significa “se eles soubessem?”), uma iniciativa do Instituto Brasil África de Mobilização Cultural e Ambiental em parceria com a Biblioteca Comunitária Cyriaco Francisco da Silva, Rádio Capoeira e Berimblog.

O projeto editorial da Revista Íbamò reflete nosso compromisso em divulgar as culturas africanas e afro-brasileiras, abrindo espaço para Mestres e Mestras que atuam na preservação do Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro, promovendo a produção e a circulação de ideias tendo como referência os patrimônios culturais que nos foram legados pelos nossos antepassados africanos. Com isso pretendemos fortalecer a nossa identidade e dialogar com toda a diversidade cultural brasileira.

Para tanto contamos neste primeiro número com a participação de Mestres e Mestras de Capoeira, Contramestres, Capoeiristas e Pesquisadores e Pesquisadoras que, com seus textos estão contribuindo sobremaneira para que possamos apresentar para a comunidade um trabalho de qualidade e com um conteúdo que possa colaborar para as diversas discussões no campo das culturas de matriz africana e afro-brasileira.

Entendemos que ninguém constrói nada sozinho, e, sendo assim, gostaríamos de agradecer, neste primeiro número da Revista Íbamò toda a equipe de colaboradores e colaboradoras e em particular ao nosso Conselho Editorial, que acreditaram na nossa proposta e colocaram seus nomes e seus currículos nos ajudando a conceber mais este desafio.

Portanto caro leitor, cara leitora, esperamos poder contar com a sua participação, pois esta revista é de todos e todas nós.

Quer conhecer a Revista Íbamò, clique aqui e boa leitura.

Paulo Henrique Menezes da Silva

Mestre Paulão Kikongo

Editor

Mestre Paulão Kikongo
De Mestre Paulão Kikongo novembro 26, 2018 10:59
Escreva um comentário

Sem comentários

Ainda sem comentários!

Deixe-me contar uma história triste! Ainda não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar este artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*